Get Adobe Flash player

 critinavelha lg

 

 

Cristina Maria de Sousa Velha, nascida em 12 de Dezembro de 1960, de nacionalidade portuguesa, advogada, inscrita na Ordem dos Advogados, portadora da cédula profissional nº 430E, casada, licenciada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa na menção de Ciências Jurídico-Políticas (curso de 1978/1983), com média final de 13 (treze) valores.

Domínio e fluência das línguas inglesa, alemã e francesa, quer na forma escrita, quer oralmente, possuindo ainda ao nível de habilitações o Certificate of Proficiency in English de grau B (Bom) pelo British Institute em Lisboa – University of Cambridge, bem como o Zertifikat Deutsch als Fremdsprache de grau Bom pelo Goethe Institut em Lisboa (Volkshochshul – Verband e. V.)

Conclusão do estágio de advocacia em 1985, tendo iniciado a prática de advocacia como profissional independente em prática isolada desde 1988 a dezembro de 1993, em Portimão, Algarve e de janeiro de 1994 a julho de 1995 exercido a actividade em associação com o escritório do Dr. J. Plácido Santos e Associados, em Lagoa, Algarve

Consultora jurídica da União dos Sindicatos (delegação de Portimão) e dos Sindicatos do Comércio, Escritório e Serviços (também delegação de Portimão) entre os anos de 1988 a 1990 e de 1994 a julho de 1995

Assessora no Tribunal Constitucional desde dezembro de 1995, aí tendo exercido funções no gabinete do Juiz Conselheiro Vice-Presidente, Luís Nunes de Almeida até abril de 2003, período durante o qual suspendi a advocacia, por incompatibilidade de funções.

Regresso à advocacia em prática isolada em Monsanto, no concelho de Alcanena, desde janeiro de 2004 até outubro de 2007.

Por fim, regressei a Lagoa, onde instalei escritório em prática individual no Business Centre desde janeiro de 2009 até à actualidade.

Paralelamente, exerço actividade como tradutora, especializada em textos jurídicos, de inglês e alemão, nomeadamente, para a língua portuguesa, e como intérprete junto do Tribunal de Comarca de Portimão.

Especialização prática ao longo da vida profissional particularmente em direito laboral e em direito comercial, contratual e imobiliário, por via, sobretudo, da representação de clientes estrangeiros (com relevância para os de nacionalidade alemã, em virtude da fluência desta língua) no nosso paí.

Por sua vez, a actividade exercida no Tribunal Constitucional repartiu-se por quase toda as áreas do Direito, para além do contacto com matérias de âmbito eleitoral e relativa aos partidos políticos, em diversas perspectivas, e facultando o consequente domínio do Direito Constitucional de forma privilegiada, particularmente do recurso de constitucionalidade.

Footer Footer Footer Footer
<< > || >>